domingo, 17 de fevereiro de 2013

hackeando mentes - psicologia reserva




Você usa muito a internet? Então Pare Agora!



Talvez ao ler a frase acima você tenha pensado: “Quem é você para me dizer o que devo fazer!?”, “Qual é o problema em usar a internet?”.
Esta sua resistência a minha advertência fez você sentir ainda mais vontade de usar a internet. Estes efeitos ocorrem em fração de segundos e são minuciosos, afetando o nosso subconsciente de maneira poderosa.
Ninguém gosta de ter a sua liberdade restringida e quando isto acontece respondemos com rebeldia, desafiando a restrição que nos foi estabelecida.
Quando te dizem que você não pode fazer algo, três coisas acontecem:
  • Você questiona o porquê de não poder fazer.

  • Você se rebela para reconquistar a sua liberdade.

  • Você se sente irritado com a pessoa que está restringindo a sua liberdade

Esta é a tão famosa e a tão pouco abordada Psicologia Reversa.

A Psicologia Reversa é somente uma das diversas ferramentas utilizadas para Hackear Mentes.
Hackear uma mente significa infiltrar-se nela, injetar uma ideia ou pensamento, manipular e persuadir o psicológico para determinado propósito. Você pode até ficar chocado com isso, mas a arte da manipulação é muito comum e muito utilizada, principalmente na televisão, na política e infelizmente nas igrejas.
Recomendo que leia o primeiro artigo sobre o tema:

Hackeando Mentes – O Poder das Palavras.



A psicologia reversa acontece quando alguém tenta obter algum resultado positivo através de uma sugestão negativa, ou vice-versa, podendo também ocorrer por acaso, sem a intenção de se obter resultados.

Vejamos o exemplo abaixo:

Você está todo animado e diz aos seus amigos e familiares que está pensando em montar um negócio, na mesma hora você fica decepcionado com os comentários e conselhos que recebe: “Montar um negócio é muito complicado, tem que ser muito experiente”, “Cuidado para não quebrar a cara”, “Será que você consegue administrar uma empresa do jeito que você gasta dinheiro?”.
De repente você recebe uma descarga de incentivo e motivação, transformando a sua raiva e decepção em uma vontade louca de mostrar a todos que você vai conseguir alcançar o sucesso com a sua empresa.
Isto é a Psicologia Reversa, a sugestão negativa dada por seus amigos e familiares transformou-se em um resultado positivo, que é a sua motivação; No fim da história eles ainda te ajudaram e incentivaram, mesmo que de maneira reversa.

A psicologia reversa funciona melhor em crianças e com pessoas autoritárias e resistentes.

Existem alguns fatores importantes que podem aumentar ainda mais a eficácia do efeito reverso:
  • Quanto mais atraente e importante for a coisa que está sendo restringida, maior será o efeito psicológico.
  • A maior ferramenta psicológica é a privação da liberdade.
  • Restrições que envolvam algum tipo de decisão produzem um efeito maior e deixam as pessoas mais rebeldes.
  • A Psicologia reversa funciona melhor quando usada de forma sutil e com moderação.

Resumindo, a psicologia reversa é uma técnica que envolve a defesa de uma sugestão ou comportamento que na realidade é o contrário do desejado.


>Silvio Santos e a Psicologia Reversa

“Você diz Não, quando quer dizer Sim.”

Esta técnica se baseia em um fenômeno chamado de reatância psicológica, em que uma força nos motiva a agir contra qualquer tipo de limitação.
Apesar das nossas atitudes serem relativamente previsíveis e estáveis, sempre há uma possibilidade de serem modificadas; Principalmente nos dias de hoje em que o rádio, a televisão e a internet passaram a ter grande poder de divulgação e infiltração de ideias capazes de modificar nossas atitudes.
A teoria da reatância psicológica afirma que ao termos a nossa liberdade ameaçada, desenvolvemos uma motivação interna que se volta para recuperar a liberdade ameaçada. Sendo assim, qualquer tipo de restrição nos causa uma insatisfação, e ao tentarmos acabar com esta insatisfação, realizamos o comportamento alvo da tentativa de mudança.

> Este vídeo do Tom & Jerry demonstra isto muito bem:


>Na família

Tenha em mente de que os pais são provavelmente alguns dos maiores fãs de psicologia reversa. Muitos incorporam técnicas em seu estilo parental e nem sequer percebem isso. Este fato ocorre porque muitas crianças ou adolescentes constantemente fazem o contrário do que os pais dizem, pois para eles qualquer pedido vindo dos pais é sinônimo de restrição à liberdade.

>No Trabalho

Usar de maneira correta a psicologia reversa no trabalho pode lhe render bons aumentos salariais ou até mesmo uma promoção. Os vendedores, por exemplo, costumam usar estas técnicas para vender os seus produtos, fazendo seus consumidores e clientes acreditarem que estão em uma situação ruim por não possuírem determinado produto.


http://vedrossi.com.br/hackeando-mentes-psicologia-reversa/

Nenhum comentário:

Postar um comentário